Parceiros

Animes Media PORTAL POKEMONGO -

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Curiosidades #5: Quando surgiu o mangá




Saiba quando surgiu nosso tão amado mangá


Quando surgiram os mangás?


O termo mangá surgiu em 1814 com a criação da primeira obra que se intitulava Hokusai Mangá criada por Katsushika Hokusai, ele contou com 15 volumes e tratava do dia-a-dia e folclore japonês, os desenhos eram feitos de nanquim (pigmento de tinta) sobre papel de arroz, hoje em dia mangás dessa época valem mais de $1000 dólares por serem raros e frágeis.


Mangá moderno



O mangá moderno foi influenciado pelos cartoons ocidentais e dos clássicos quadrinhos da Disney, foi basicamente uma criação de Osamu Tezuka com a obra Shin Takarajima ("A nova ilha do tesouro") que foi publicada em 1947, essa obra definiu as características do mangá como conhecemos hoje seja pelas expressões faciais, elementos de linguagem e enquadramentos que aumentam o impacto emocional no leitor.

Quem foi Osamu Tezuka?


Como sitei acima esse autor foi o criador do primeiro mangá moderno que definiu as principais características dos mangás que lemos hoje, sua influência é tamanha que ele é chamado de " Deus do mangá ", poucos anos depois do lançamento de Shin Takarajima ele começo a publicar séries que marcaram gerações como Jungle Taitei (Kimba, o Leão Branco), Tetsuwan Atomu (Astro Boy), Ribon No Kishi (A Princesa e o Cavaleiro),etc. Ele definiu uma característica padrão nos personagens que conhecemos que são personagens magros com olhos grandes e brilhantes estilo que é conhecido como Shõjo mangá, em 1963 ele realizou seu sonho que era a de produzir uma animação em série no Japão, o anime foi produzido pelo seu próprio estúdio Mushi Productions com o nome de Tetsuwan Atomu (Astro boy) que em 1964 foi o primeiro anime a ser exportado aos exterior sendo transmitido nos Estados Unidos. Tezuka faleceu em 1989 nos deixando um grande legado que mudou completamente a cultura japonesa,foi de grande importância tanto na história dos mangás quanto dos animes sua obra ainda se mantém viva através de sua produtora que atualmente é dirigida pelo seu filho.

Espero que tenham gostado, deixem seu comentário e acredito que nas próximas semanas farei uma postagem semelhante sobre a origem dos animes.
Robert Web Developer

Tenho 16 anos gosto muito de cultura Japonesa Animes,Mangás e Visual Novels,nas horas vagas (que são mais do que eu gostaria que fossem) gosto de postar em meus blogs,praticar algum esporte ou sair com meus amigos,sou bom aluno (nem tanto),enfim esse sou eu.

4 comentários:

  1. Muito interessante! eu não conhecia sobre a origem dos mangás, só conhecia o Osamu Tezuka. De qualquer forma, post muito bom! :D

    Himitsu
    Otome tea time

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! eu não conhecia sobre a origem dos mangás, só conhecia o Osamu Tezuka. De qualquer forma, post muito bom! :D

    Himitsu
    Otome tea time

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado,eu também não conhecia a origem dos mangás e muito menos que eram tão antigos foi por isso que decidi pesquisar sobre o assunto e trazer isso para o blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir